segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Existencialismo

Aventura e drama da existência
O termo existencialismo designa do conjunto de tendências filosóficas que, embora divergentes em vários aspectos, têm na existência humana o ponto de partida e o objeto fundamental de reflexões.
Características: 

  • Ser humano - realidade imperfeita;
  • Liberdade humana - não é plena,mas condicionada às circunstâncias históricas da existência.
  • Vida humana - é marcada por situações de sofrimento. É preciso encarar.

Nietzsche: humano, demasiado humano
Possuía um gênio brilhante, estudou grego, latim, teologia e filosofia. Em 1869, tornou-se professor titular de Filosofia na Basiléia. A partir da leitura de O mundo como vontade e representação, de Schopenhauer, sentiu-se atraído pela reflexões filosóficas.

Apolíneo e dionisíaco
Em sua obra, Nietzsche faz a distinção entre dois princípios: o apolíneo e o dionisíaco - Apolo e Dionísio. Esses dois princípios foram separados na Grécia socrática,que secou a seiva criadora da filosofia. 

Genealogia da moral 
Para Nietzsche não existem noções absolutas de bem e de mal. As concepções morais são elaboradas pelos homens, a partir dos interesses humanos. Os valores presentes em nossas vidas são construções humanas, se questionarmos o valor dos valores, estamos no dever de refletir sobre nossas concepções morais e enfrentar o desafio de viver por nossa própria conta e risco.

Niilismo
Deve ser entendido como um sentimento opressivo e difuso, próprio às fases agudas de ocaso de uma cultura. O niilismo seria a expressão efetiva e intelectual da decadência. 
O niilismo moderno apontado por Nietzsche assentava-se, na afirmação da "morte de Deus", que é interpretada como a rejeição à crença num ser absoluto e transcendental, capaz de traçar para todos os humanos " o caminho, a verdade e a vida".

Husserl: a fenomenologia e o retorno às próprias coisas


Husserl formulou um método de investigação filosófica conhecido como fenomenologia. Que consiste na observação e descrição rigorosa do fenômeno, ou seja, daquilo que se manifesta, aparece ou se oferece aos sentidos ou à consciência. A fenomenologia se apresenta como a investigação das experiências conscientes.

Heidegger: o sentido do ser



Foi nomeado reitor da Universidade de Freiburg, aderindo ao Partido Nazista. Em seu discurso, anunciou suas esperanças ao nazismo, julgando-o capaz de promover a redenção do povo germânico. Demitiu-se e durante os anos da Segunda Guerra Mundial, isolou-se em sua casa. Até a sua morte, manteve raros contatos sociais.

O ente e o ser
Para Heidegger, o problema central da filosofia é o ser, existência de tudo. Para ele, devemos começar investigando nossa existência porque é dela que temos consciência.
A filosofia heideggeriana criticou aquilo que considerava uma confusão entre ente e ser. O ente seria a existência e o ser a essência.

O despertar pela angústia
Analisando a vida humana, o filósofo descreveu três etapas que marcam a existência e que, para a maioria dos homens, culminam em uma existência inautêntica:
  • fato da existência - o homem é "lançado" ao mundo, sem saber o por quê. Ao despertar para a consciência da vida, já está aí, sem ter pedido para nascer;
  • desenvolvimento a existência - o ser humano estabelece relações com o mundo;
  • destruição do eu - tentando realizar seu projeto, o homem sofre a interferência de uma série de fatores adversos que o desviam de seu caminho existencial.
Sartre: a responsabilidade por aquilo que fazemos


Tornou-se o filósofo mais conhecido do existencialismo. Grande parte de sua fama deve-se não propriamente à sua obra filosófica, mas às suas peças de teatro e romances. Sartre recebeu influência de Heidegger.

Ente em-si e ente para-si
Sua principal obra é O ser e o nada; nessa obra, ele ataca duramente a teoria aristotélica da potência. Para Sartre, o ser é o que é. Trata-se, na linguagem sartriana, do ente em-si. Também concebeu a existência do ser especificamente humano, ente para-si.

Não-ser e liberdade humana
Por intermédio de suas escolhas, o homem constrói a si mesmo e torna-se responsável pelo que faz. Para Sartre,se o homem não expressasse o "vazio do ser" , sua consciência já estaria acabada. Nesse caso, homem não poderia manifestar a liberdade, pois estaria preso À realidade estática do sr pleno, do ser em-si.

Um comentário:

  1. Senhores, em http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=31436&categoria=M
    Eu publiquei 7 PDFs ateístas no Recanto das Letras, que desmascaram as principais mitologias bíblicas, e TODOS pode ser baixados de graça, ou até mesmo comercializados, des que o nome do autor (Lisandro Hubris), seja citado...
    Sendo que de 15 em 15 dias algum dos meus 7 PDFs será melhorado, e isso acontecerá por todo o tempo de vida que ainda me resta...
    Abraços com gratidão!

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