Em uma série de textos, realizou uma crítica contundente à filosofia de Hegel, bem como são chamados jovens hegelianos, e elaborou as bases teóricas de seu próprio pensamento.
Crítica de Marx ao idealismo hegeliano
Marx afirmava que Hegel invertia a relação entre o que é determinante - a realidade material - e o que é determinado - as representações e conceitos acerca dessa realidade. A filosofia idealista seria uma grande mistificação que pretende entender o mundo real, concreto, como manifestação de uma razão absoluta.
Visão materialista da história
Para Marx, não existe o indivíduo formado fora das relações socais. A forma como os indivíduos se comportam, agem, sentem e pensam se vincula com a forma como se dão as relações sociais.
Capital e trabalho
Marx reconhece o trabalho como atividade fundamental do ser humano e analisa os fatores que o tornaram uma atividade massacrante e alienada no capitalismo.
Dialética marxista
Marx entende o desenvolvimento histórico-social como decorrente das transformações ocorridas do modo de produção.
As grandes transformações históricas se deram no campo da economia, causadas por contradições geradas no interior do próprio modo de produção. Marx não concebe uma história que anda sozinha, guiada por uma razão ou um espírito, mas sim uma história feita por homens, que interferem no processo histórico e podem, dessa forma, transformar a realidade social, sobretudo se alterarem seu moo de produção
Modo de produção e forças produtivas
Modo de produção é a maneira como se organiza a produção material em um lado estágio de desenvolvimento social. Essa maneira depende do desenvolvimento das forças produtivas e da forma das relações de produção.
Marx afirma que a passagem de um modo de produção a outro se dá no momento em que o o nível de desenvolvimento das forças produtivas entra em contradição com as relações sociais de produção.
Luta de classes
A classe social possui um caráter revolucionário, intervir em ações concretas, práticas, para que essas transformações ocorram. Para Marx, a luta de classes é o motor da história.
Marxismo depois de Marx
A filosofia de Marx influenciou o mundo contemporâneo, em termos teóricos e práticos, inspirando correntes filosóficas, revoluções. O pensamento de Marx sempre foi motivo de grande polêmica. Muitas discordâncias se devem ao fato de que seu Marxismo se refere, por isso, a um complexo campo de investigação filosófica, que envolve ao fato de que seu diversas e interpretações, pensamento rompe com as concepções mais
comumente aceitas sobre o conhecimento da realidade, da política, da economia e da religião.diversas e interpretações, por vezes rivais e contraditórias
Alemanha
Eduard Bernstein fez uma revisão e correção das teses enunciadas por Marx e Engels, visto que o capitalismo teria demonstrado uma grande capacidade de adaptação e estabilidade, comprovada pela ausência de crises e pela crescente democratização do Estado Liberal de Direito, a hipótese determinista que previa o colapso inevitável do sistema deveria ser descartada.
Karl Kautsky não aceitava o reformismo de Bernstein, reafirmando por isso a teoria marxista.
Rosa de Luxemburgo Rosa Luxemburgo critica veementemente as rejeição de
Bernstein da dialética, um outro alvo favorito dos marxistas mais "modernos" que são incapazes de compreender ou dirigir as forças transformadoras., entre
eles também Kautsky.
União Soviética
Lênin foi o grande líder da Revolução Russo de 1917, preocupou-se com a formação da consciência do proletariado, pois entendia que essa consciência não se formaria espontaneamente.Considerava necessária uma direção para a classe
operária – o partido político, formado por homens cuja profissão é ação revolucionária.
Leon Trotsky foi a figura central da Revolução Russa de 1917. Liderou o exército vermelho durante a guerra civil que se seguiu à revolução. Perdeu a liderança do partido comunista, depois da morte de Lênin, para Josef Stalin.
Defendia a idéia da revolução permanente, como forma de evitar a burocratização do partido comunista.Propunha a necessidade de a revolução socialista se estender para outros países.
Stálin tornou o marximo-leninismo um dogma, como forma de consolidar o socialismo em um só país. Foi um ditador perverso que perseguiu e aniquilou aqueles considerados “inimigos do povo”, entre eles muitos companheiros
da revolução de 1917. Apoiou e ajudou a fundar partidos
comunistas em muitos países.
Itália
Antonio Framsci entendia que a superestrutura ideológica era o principal fator de constrangimento das massas. A partir dessa ideia, ele concebeu o conceito de hegemonia, que foi incorporado pelos estudos culturais.
Hungria
György Lukács enfatizou o ser social constitui uma totalidade
formada de complexos parciais em relações de reciprocidade, nas quais o trabalho é sua base essencial, pelo fato de a atividade laborativa ser fundamento dos demais complexos do ser social.
França
Louis Althusser distinguiu dois momentos distintos da produção de Marx. O primeiro seria o de seus textos sobre juventude, marcados pelo humanismo. O segundo os textos científicos, em que desenvolve materialismo histórico.
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